Hum... o tema foi avaliação!
“A prática da avaliação da aprendizagem, para manifestar-se como tal, deve apontar para a busca do melhor de todos os educandos, por isso é diagnóstica, e não voltada para a seleção de uns poucos, como se comportam os exames. Por si, a avaliação, como dissemos, é inclusiva e, por isso mesmo, democrática e amorosa. Por ela, onde quer que se passe, não há exclusão, mas sim diagnóstico e construção. Não há submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca. Não há chegada definitiva, mas sim travessia permanente, em busca do melhor. Sempre!”
Cipriano Luckesi
E para começar a instigar o assunto... algumas charges.
Francesco Tonucci 1974 Avaliação (1) |
O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?
(Fonte: Revista Pátio, ano3, n° 12, p.11, 2000)
Avaliar a aprendizagem nem sempre é um ato fácil de ser executado pelo professor. Independente dos instrumentos e critérios de avaliação utilizados, sempre há “em jogo” uma operação de poder que conduzirá a uma determinada tomada de decisão. O professor deve - apoiado em um juízo de valor externo - buscar informações sobre um processo interno, a aprendizagem. Portanto, estamos diante de um grande desafio. Diante disso, neste enfoque temático, sugerimos a leitura de um texto sobre a prática avaliativa e a realização de um estudo acerca do mesmo, proposto em duas partes distintas.
Antes, convidamos você para ler o trecho abaixo, observar atentamente a charge e refletir sobre as seguintes questões:
- O que é avaliação?
- Quais instrumentos você utiliza para avaliar?
- Quais os indicadores que sugerem que seu aluno tenha aprendido?
E enfim... como deveria ser o ato de avaliar????